vida
Sobre Imagens
“No campo cultural, todo esse periodo doi acompanhado pela disseminação da imagem em moviemnto como meio de comunicação em massa.” (Pág. 162.3)
“O paralelismo entre história do seculo XX e a História do cinema é um pouco de interesse mais na tentativa de relacioná-los. A constante busca pela evolução tecnologica foi também mantida e assimilada no plano da comunicação por imagens, cores, som, efeitos especiaisl, novas técnicas, etc. Por sua vez, o publico, que não assitia a tudo tão passivamente, desenvolveu uma percepção para a narrativa cinematografica que evoluiu junto com o prorprio dominio dos diretores, produtores e roteiristas sobre essa forma de comunicação. [...] foi se relegando meios culturais consagrados [...] em favor da história sintetiza imagens e dialogos, que conta com uma herança longiqua para ser aceita.“(Pág. 163.1)
“[...] Sendo os meios de comunicação audiovisuais, como cinema e televisão, os que possibilitam uma difusão ideologica de maior velocidade, maior raio de ação e maior impacto emotivo, assim como a inserção, não podemos substimar sua capacidade de educação informal.” (Pág. 163.2)
“[...] ao longo dos anos, muitos registros foram feitos por câmera. O cotdiano, cerimonias importantes, eventos esportivos, guerras, execuçoes, poses, ou seja, tudo- ou quase tudo – foi filmadointencionalmente ou acidentalmente [...] Portanto, é um fonte de pesquisa que, como todas as outras fontes, apresentam suas restriçoes, até mesmo porque ela não deve ser vista como uma simples captação do passado[...]” (Pág. 163.3)
“Os telejornais, [...] outrora eram chamados files de atualidades e foram exibidos desde os primordios do cinema- evidente que não livres de ideologias, mensagens e manipulaçoes, tal como hoje.[...]” (Pág. 163.4)
“O poder