vida e obra de Gil vicente
Gil Vicente é considerado o primeiro grande dramaturgo português. Alguns identificam-no com ourives, autor da Custódia de Belém, com o mestre de retórica do rei Dom Manuel.
Sabe-se que Gil Vicente não se limitou a escrever peças de teatro, era também músico, actor e encenador. É considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico, visto que escrevia em castelhano.
A sua obra é vista como um reflexo da mudança dos tempos, da passagem da Idade Média para o Renascimento. As hierarquias e regras rígidas eram tidas em consideração em cada uma das suas obras, salientando assim o facto da mudança para uma sociedade onde se começa a demolir a ordem instituída ao questioná-la.
Considerado o principal representante da literatura, a sua escrita influenciou a cultura popular portuguesa.
Vida
Naturalidade
Gil Vicente permanece um mistério em relação à sua naturalidade e data de nascimento. Aquela que se acredita ser a data mais aproximada do seu nascimento é 1466, no entanto, desde de 1965, quando decorreram festividades para comemorar o quincentenário do nascimento do mesmo, que se aceita de forma quase que unânime a data de 1465 como sendo a correcta.
Quanto à sua terra natal, alguns afirmaram ser Barcelos (Frei Pedro de Poiares), outros Guimarães (Pires de Lima) devido à sua história ligada a joalheiros, ou mesmo Lisboa. Porém, outros defendem a possibilidade de as Beiras serem o verdadeiro local de nascimento do dramaturgo. Em nenhuma das suas obras referencia Barcelos ou Guimarães, mas sim dezenas de elementos relacionados com as Beiras. O conhecimento que Gil Vicente demonstra daquela região é bastante profundo, o que leva a crer que seja essa a sua naturalidade.
Morreu em local desconhecido, talvez em 1536, pois é a partir dessa data que deixam de existir referências ao seu nome, deixando de escrever desde essa mesma data.
Poeta ou Ourives?
Surge a dúvida se Gil Vicente foi ou não um comerciante de ouro,