Vida e obra de Fernando Pessoa
Fernando Pessoa vida e obra
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo …”
Disciplina: Português
Aluno: Madalena, 12ºB
VIDA de Fernando pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta e escritor português, nasceu em 1888 em Lisboa.
É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal. Passou nove anos da sua infância em Durban, na colónia britânica da África do Sul. Fernando Pessoa tinha cinco anos quando o seu pai morreu de tuberculose, tornou-se num rapaz tímido e cheio de imaginação, e num estudante brilhante.
Pouco depois de completar 17 anos, voltou a Lisboa para entrar no Curso Superior de Letras, que abandonou depois de dois anos. Preferiu estudar por sua própria conta na Biblioteca Nacional, onde leu livros de filosofia, de religião, de sociologia e de literatura (portuguesa em particular) a fim de completar e expandir a educação tradicional inglesa que recebera na África do Sul.
A sua produção de poesia e de prosa em Inglês foi intensa durante este período, e por volta de 1910, já escrevia também muito em Português. Publicou o seu primeiro ensaio de crítica literária em 1912, o primeiro texto de prosa criativa (um trecho do Livro do Desassossego) em 1913, e os primeiros poemas de adulto em 1914.
A viver por vezes com parentes, outras vezes em quartos alugados, Pessoa ganhava a vida a fazer traduções ocasionais e redacção de cartas em inglês e francês para firmas portuguesas com negócios no estrangeiro. Embora solitário por natureza, com uma vida social limitada e quase sem vida amorosa, foi um líder activo da corrente modernista em Portugal, na década de 1910, e ele próprio inventou alguns movimentos, entre os quais um «Interseccionismo» de inspiração cubista e um estridente e semi-futurista «Sensacionismo».
Respeitado em Lisboa como intelectual e como poeta, colaborou regularmente em revistas, algumas das quais ajudou a fundar e a dirigir, mas o seu génio