vida e obra de agostinho neto
O continente africano assinala neste dia 25 de Maio o Dia de África. Esta data marca o aniversário da fundação, há quase quatro décadas, da Organização de Unidade Africana. Instituição que defende causa africana a nível internacional.
Sobre o Dia de África a RFI ouviu o sociólogo angolano Simão Helena.
Simão Helena, sociólogo angolano
25/05/2012
Ouvir (01:32)
tags: África - África Lusófona - Angola - Política
Comentários
Comente este artigo
00:00
00:00
Você ouve :
Maio 25, 2012 admin
Comemora-se no dia 25 de Maio o Dia de África, este dia marca o aniversário da fundação há quase quatro décadas da Organização da Unidade Africana, o continente africano celebra os seus 49 anos de independência. A carta de fundação da Organização da Unidade Africana foi assinada por 32 chefes de estados independentes do continente, em Addis Abeba, na Etiópia, sob a liderança do imperador etíope Haile Selassie. Em 2002, a entidade foi sucedida pela União Africana (UA), que actua pela promoção da democracia, do desenvolvimento e dos direitos humanos na África, lançando as bases para a criação da Comunidade Económica Africana, prevista para 2028.
“O dia tem um profundo significado na memória coletiva dos povos do continente africano. Instituído em carta assinada por 32 Estados africanos, o dia da África é a manifestação do desejo de aproximadamente 800 milhões de africanos de organizar, de maneira solidária, os múltiplos desafios na construção do futuro de uma África real, com seus governos e sonhos, além de desenvolvimento, democracia e progresso.”
O ‘continente negro’ celebra sexta-feira , 25 de Maio, 49 anos desde a criação, em Addis Abeba (Etiópia), da Organização de Unidade Africana (OUA), em carta assinada por 32 estados africanos já