Vida Para Consumo - Transformação das Pessoas em Mercadorias
Zygmunt Bauman
15/05/14
capitulo sociedade de consumidores
tudo esta a venda, o capitalismo esta tao integrado na sociedade que nem nos damos conta. consumismo ao extremo autor fatalista. visão radical. somos incentivados a cumprir nosso papel como consumidor. consumo é um termo muito abrangente. informação, educação, comida, moradia. nem toda forma de consumo é “polemica”. somos incentivamos a traçar uma estratégia de vida baseada no consumismo. comprar com compulsão. comprar sem nem saber porque esta comprando. é um desvio.
Sociedade de Produtos x Sociedade de Consumidores
Rev Industr: paises economicamente mais desenvolvidos eram os que tinham industria, ter poder era saber reproduzir em escada. hoje em dia a questão não é tanto produzir, mas escoar a produção.
antes a sociedade se interessava em formar produtores, hoje em formar consumidores. o habitat natural das pessoas esta sendo o shopping center.
produtores - pessoam conseguiam lidar melhor com o tempo, a espera.
consumidores - impulso, ansiedade. curto prazo. aqui e agora. exemplo: voce compra parcelado porque voce quer ter o produto imediatamente. em vez de por exemplo guardar dinheiro antes de comprar. pessoas ate se individam para ter acesso aos bens. voce nao sabe as etapas da produção. o produto vem pronto. e o desejo das pessoas? como mensurar? exemplo, a casa propria não é so um espaço físico, mas tem a relação com a sociedade, um sonho, sedação de pertencimento.
Bauman quer mostrar que o imedietismo nem sempre foi assim, foram sintomas da nossa época. transformações sociais que trouxeram essas mudanças. e elas tem consequências.
nessa sociedade nao existem diferenças de gênero, idade, ou classe. todos são consumidores. todos são iguais. a vocação consumista se baseia nos desempenhos individuais.
Os “inválidos” sao marcados para exclusão como “consumidores falhos”. são tachados pela