vida noturnsa

3450 palavras 14 páginas
Organização Racional do Trabalho (ORT)

Não é de hoje que as pessoas se queixam da falta de tempo para executar as tarefas diárias, seja no trabalho, na escola ou no lazer. No fim do século 19, um homem encarou esse problema crônico e ficou conhecido como o “Pai da administração” e o “Senhor do Tempo”.

A grande idéia do americano Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) foi utilizar métodos cartesianos científicos na administração das fábricas. Ele começou a cronometrar o tempo gasto por trabalhadores em cada uma de suas ações, desde martelar um prego a empilhar caixas. Depois de padronizar e todos esses movimentos, ele era capaz de prever quanto um bom operário demoraria para terminar seu serviço e tomar medidas para melhorar seu desempenho. Como isso é possível:

Taylor observou que na maior parte das indústrias, os operários trabalhavam do modo que achavam melhor, no ritmo que queriam e aprendiam observando o trabalho de outros, o método empírico. Conseqüentemente, a mesma tarefa possuía diferentes maneiras e métodos para ser realizada. Através de uma análise científica, os diferentes métodos e maneiras utilizados na produção foram aperfeiçoados e racionalizados de uma única maneira que possibilitasse a aumentar a produção com mais eficiência. Essa substituição de velhos métodos da linha de montagem foi chamada de Organização Racional do Trabalho (ORT).Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Além de Taylor, a administração científica também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank

Relacionados