Vida loka
DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Todo estudo que se pretende científico deve ser antecedido por um planejamento claro e detalhado, de modo que o pesquisador tenha um apoio orientativo ao desenvolver sua investigação. Nesse sentido, a elaboração de um projeto de pesquisa mostra-se de fundamental importância. De acordo com Marconi e Lakatos (2006, p.99 ), “o projeto é uma das etapas do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa”. Para ela, tal etapa deve responder às principais indagações do investigador: - O quê? Por que? Para quê e para quem? Onde? Como? Quando e quanto?
Estrutura do Projeto
1. Apresentação Quem? Nesta parte são apresentados os elementos essenciais para o entendimento do projeto em questão, ou seja, título e subtítulo, identificação do(s) autor (es), orientador e coordenador responsáveis pela pesquisa, instituição à qual se destina a pesquisa, local e data.
2. Escolha e delimitação do tema É o primeiro passo no planejamento da pesquisa. Sua escolha deve levar em consideração a capacidade e a formação do pesquisador, de modo que o estudo possa representar uma experiência significativa para o pesquisador e uma contribuição à área de estudo em questão.
3. Justificativa
Por quê?
Exposição dos motivos que tornam importante a realização da pesquisa. Relevância do tema e do estudo a ser realizado, bem como das contribuições teóricas e/ou práticas que a pesquisa pode trazer.
4. Objeto
O quê?
Corresponde na transformação do tema em problema. A formulação do problema deve explicitar uma questão que seja possível ser respondida com a execução da pesquisa em questão.
5. Objetivo Para quê? Para quem?
Especificação do que se pretende com o desenvolvimento da pesquisa.
O assunto geral - tema - sobre o qual se deseja realizar a pesquisa