Vida de Péricles
Péricles vinha já de uma poderosa família da antiga Grécia, chamada Alcmeónidas, por parte da mãe. A sua família afirmava ser descendente de uma personagem da mitologia grega, Alcméon. Por outro lado, Péricles era também filho do político ateniense, Xantipo.
Fontes afirmam que Péricles pertencia a uma tribo do norte de Atenas chamada Acamante e que a sua infância foi bastante calma e que Péricles evitava aparição públicas, demonstrando o seu autocontrole e a sua admirada calma. Também se falava sobre Péricles seguir os passos da sua família, dedicando-se bastante aos estudos aprendendo música e sendo um ótimo apreciador de filosofia. Péricles era, por isso, amigo de bastantes filósofos.
***
Quando o político de Atenas Címon foi obrigado a deixar o país pelo ostracismo*, Péricles começou a trabalhar nas igualdades sociais. Por exemplo, propôs que as pessoas mais pobres pudessem assistir a peças teatrais e o Estado iria pagar o preço dos seus bilhetes. Também concedeu salários a todos os cidadãos que era jurados no supremo tribunal de Atenas. No entanto, as propostas de Péricles apenas eram válidas para cidadãos de Atenas que ambos os pais tivessem também nascido na cidade.
Para trabalhar nas igualdades sociais, Péricles procurou dar emprego ás pessoas mais pobres em cargos políticos e públicos de onde antes as pessoas eram banidas graças à sua falta de ensino ou às suas origens.
Alguns historiadores acreditam que Címon não acreditava na evolução da democracia da cidade mas quando este voltou do seu exílio em 451 a.C., não se opôs à nova democracia e às novas leis.
***
Na década de 450 a.C., Atenas empreendeu uma tentativa falhada de uma revolta egípcia contra a Pérsia. Quando enviaram tropas para Chipre, Címon venceu os persas na Batalha de Salamina mas acabou por morrer em 449 a.C. com uma