Vida de nietzsche
1.1 CONTEXTO HISTÓRICO
A vida de Nietzsche abrange a segunda metade do século XIX (1844 a 1900), um período confuso e agitado onde se entrecruzam diversos movimentos de transformações políticas, sociais e econômicas, entre os que podemos mencionar, o processo de industrialização, o surgimento de um novo tipo de capitalismo m 1870, a corrente nacionalista e liberal e os movimentos trabalhistas, marcados pela luta entre a burguesia e o proletariado. O século XIX é também um século de enfrentamentos entre correntes opostas como o liberalismo, o tradicionalismo, o socialismo, e o anarquismo o que dará lugar a lutas nacionais, guerras territoriais e revoluções sociais. Trata-se de uma época em que os velhos ideais de uma cultura desmoronam, sendo Nietzsche um de seus maiores críticos.
De um lado a Alemanha está imersa em um processo que vai desde seu processo de unificação em 1871 até sua transformação em Império.
Em 1815, com a derrota de Napoleão, a Prússia anexou à Renânia, segundo o que ficou estabelecido no congresso de Viena, e os príncipes alemães criaram a Confederação Germânica, uma coalizão integrada por 39 estados independentes, com exceção da política externa. Dentre esses estados, a Áustria e a Prússia entraram em confronto para conseguir o controle da Confederação, fato que provocaria inúmeras tensões entre as potencias.
Com a chegada ao poder do Chanceler Otto Von Bismarck, inicia-se uma ambiciosa estratégia cujo objetivo principal era unificar os estados germânicos em torno da Prússia e substituir a hegemonia francesa na Europa pela Prússia pois, ela possuía o maior exército da Europa.
Para atingir esse fim, a Prússia inicia uma série de manobras políticas objetivando isolar a Áustria e posteriormente a França. Em outubro de 1865 Bismark consegue do Imperador francês Napoleão III, o compromisso de ficar neutro ante um possível conflito entre Áustria e Prússia. Essa disputa se resolveu em 1866 com a vitória da Prússia na guerra