Vida de mandela em slides
Prof. ª Maria Valéria Rodrigues
O Processo de “desnaturalização” da realidade. • A Sociologia sempre foi uma disciplina presente em todas as escolas, entretanto, durante momentos de ditadura em nosso país, o ensino de Sociologia sofreu uma série de complicações. • A Sociologia já esteve presente no currículo do Ensino Médio, visto que, acreditava-se na importância da disciplina para todos aqueles que necessitam entender e se situar na sociedade em que vivem. Porém, mesmo sendo de extrema importância, a Sociologia foi retirada do ensino por razões ideológicas e políticas. • Sociologia: a ciência que estuda o homem e as suas relações na sociedade.
Construção do “olhar sociológico.” • A base de qualquer olhar sociológico é o fato de ter uma visão de estranhamento da realidade, ou seja, deve-se desnaturalizar o olhar. O objetivo disso é tomar consciência de que o olhar jamais é neutro, nem natural, mas, sim, que está repleto de prenoções.
Existem basicamente dois tipos de “olhar”:
• Olhar do Senso Comum: No conhecimento comum que é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível. Olhar Científico: No conhecimento científico, muitas vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre vai além do senso comum. • Como é adquirido? O senso comum normalmente é o resultado das experiências que a pessoa vive nos seus ambientes próximos, exemplo: a família, os amigos, o bairro etc.
O resultado de um conhecimento científico é totalmente embasado em teorias que anteriormente foram devidamente comprovadas por cientistas.
Nosso olhar nunca é um olhar neutro, ele está sempre repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para lançar um olhar sociológico é necessário afastar-se dessa forma, pois a Sociologia é uma ciência e não se faz ciência baseando-se no senso comum.
Problemas do Olhar de Senso Comum
O problema existente em olhar a realidade com