Vida De Cristo E Espiritualidade
Instituto Teológico Quadrangular
Profª: Léa Olímpio de Moura
Levar o aluno a conhecer a espiritualidade da vida de Cristo e adotá-la como pratica de sua vida
Quem é Jesus para você??
Conceito: o que é cristologia
Cristologia é o estudo teológico que procura responder a duas perguntas principais: “Quem é Jesus?” (identidade) e “Qual é a natureza e o significado do que Jesus realizou na encarnação?” (obra). (GRENZ, Stanley [et al.]. Dicionário de teologia. São Paulo: Vida, 2002, p.34).
A expressão Cristologia é oriunda do grego christhos — ungido + logia — estudo; é, doravante, o estudo sistemático e ordenado que tem como objeto a vida e a obra de Cristo. (ANDRADE, Claudionor C. Dicionário teológico. 11. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.103.)
Cristologia pode ser Ontológica ou Funcional. l1. Ontológica — define Jesus por aquilo que ele é; ressalta a existência eterna dele, e tende a enfatizar sua divindade às custas da sua humanidade. Ela tem sido proposta, em grande medida, pelos teólogos sistemáticos.
Funcional — define Jesus por aquilo que ele fez; ressalta ação de Jesus na Terra, como homem, e tende a enfatizar sua humanidade, às custas da sua divindade. Tem sido proposta por teólogos e exegetas bíblicos.
Profecias e expectativas sobre A Vinda Do Bendito Messias
Análise do contexto externo
Os hindus viviam na esperança da chegada de outro Avatar, a encarnação de seu deus principal, que modificaria o destino da humanidade. Os persas, adeptos de Zoroastro, aguardavam o Sosiosh, ou Homem do Mundo. Os chineses (adeptos de Confúcio), o Santo do Oeste. A profetiza Sibila alertou sobre a chegada do Senhor da Terra.
Análise do contexto profético judaico
A vinda do Messias ao mundo era evento singular, em especial para o povo judaíta. Suas narrativas, no Antigo Testamento, estão repletas de referências ao Messias.
Algumas das principais profecias sobre o Messias, nas narrativas do Antigo
Testamento, são: Seria a semente da mulher