VIDA DE AGOSTINHO NETO
Agostinho Neto nasceu no dia 17 setembro de 1922na aldeia de kaxicane, na região de Icolo e bengo a cerca de 60km de luanda. O pai era pastor e professor da igreja metodista e a sua mãe era igualmente professora.
Os primeiros tempos da sua formação foram bastantes irregulares, pois a inegável capacidade que demonstrou para os estudos não foi devidamente estimulada pelos pais. Feita a instrução primária acabou por se arrastar no liceu durante dez anos para um curso de sete, não obstante figurar no quadro de honra. Tudo porque os pais capricharam em que acompanhasse a par o irmão mais velho Pedro o qual se atrasava nos estudos e não tinha idêntico aproveitamento. Deste modo se o Pedro reprovava num ano Agostinho Neto suspendia a preparação e esperava por ele. Assim se explica que tendo-se matriculado no Liceu Nacional Salvador Correia (hoje mutu-ya-kevela) em 14 de fevereiro de 1934 só concluísse 7º ano em janeiro de 1944. Conta Arménio Ferreira a fim de demostrar a inteligência precoce de a Neto que no salvador correia então predominantemente frequentados por brancos determinado professor resolve fazer testes de inteligência entre estudantes e como Neto solucionava rapidamente os testes apresentados.
Em quanto Agostinho Neto se tornou o líder revolucionário pinheiro da Silva foi sempre um apaniguado do regime colonialista e chegou nos anos 60 a assumir responsabilidades governativas em Angola como secretário provincial da Educação.
Mas é sobretudo na poesia que Agostinho Neto virá a encontrar a expressão mais adequada para dar voz á sua indignação perante a injustiça e transmitir a “ Sagrada Esperança “na vitória dos fracos sobre os fortes dos humilhados e ofendidos sobre os orgulhosos e arrogantes detentores do poder colonial e imperialista não apenas em Portugal mas no mundo inteiro.
Após ter concluído o curso liceal em luanda trabalhou nos serviços de saúde e viria a torna-se rapidamente uma figura