vida cristã
-Teologia
É a disciplina (logia) que estuda Deus (theos) e Suas obras. Ela se distingue da Ética, mesmo da Ética Cristã; da Religião (exteriorização do meu relacionamento com Deus); e da Filosofia (tentativa de conhecer todas as coisas só pelo uso da observação e da razão, sem partir de Deus e Sua Palavra, e nunca podendo trazer ninguém a Cristo 1Co .21 (1Co 2.6-8)).
Teologia é necessária para o crente: por causa da penetrante descrença e heresias desta época 1Pe 3.15b (Lc 18.8; Ef 4.14); porque Deus não quis nos dar as escrituras em forma sistematizada (Mt 13.11-13), deixando a nós o estudá-las e sistematizá-las 2tm 2.15; para desenvolver em nós o caráter de cristo (só crendo certo é que podemos viver certos) (Ef 4.13); para podermos servir ao senhor efetivamente (2tm 4.2; Tt 1.9).
Quem é DEUS?
DEUS! È o nome da suprema divindade que os homens cultuam e adoram. Nos lábios cristãos, portanto, a palavra DEUS designa fundamentalmente o Espírito Poderoso que é adorado e cujo auxílio invocamos. DEUS é o Infinito e Perfeito Espírito no qual todas as coisas têm origem, preservação e finalidade. DEUS é Espírito, infinito-eterno-imutável em seu Ser; sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade, e verdade.
Ele é um Ser Vivo e dotado de personalidade, sensível ao coração.
DEUS EXISTE !
A EXISTÊNCIA DE DEUS É ESTABELECIDA PELA RAZÃO
a. Argumento da “Intuitividade” ou “Crença Universal”
Rm 2.15 [14-16]; 1.19-20 (Rm 1.19-23, 28,32; Jó 32.8; At 17.28-29).
1) A Crença na existência de Deus é universal; é também necessária e comum a praticamente todas as pessoas de todas as épocas (qualquer desvio dela é temporário e contra nossa natureza); portanto, esta crença é intuitiva, inata; não é mero resultado de tradições, educação, raciocínio acurado e educado;
2) Portanto, a crença na existência de Deus foi colocada no coração do homem;
3) Só Deus poderia fazê-lo;
4) Logo Deus existe.
b. Argumento da