Vida alheia
Quarto deputado
A opinião do quarto deputado é bastante interessante. Opina pela criação de uma lei especial, voltada exclusivamente para o tratamento do caso dos Denunciantes Invejosos, sendo estudada, em seu bojo, de forma detalhada, os vários aspectos deste problema.
Neste caso, não seria necessária a aplicação de antigas leis a assuntos que elas não pretenderam tratar.
Outro ponto de vista bastante interessante deste deputado, é que os Denunciantes Invejosos não podem indiscriminadamente ser tratados como assassinos. Assim, devem ser estabelecidas penas apropriadas para cada infração cometida.
Aponta, ainda, o problema que os encarregados da preparação desta lei iriam enfrentar, considerando-os particularmente complicados
Além disso, seria necessária uma definição sobre “inveja”, algo nada fácil em sua visão.
Quinto deputado
Este deputado discorda da opinião do deputado número quatro. Com a edição de novas leis, estaríamos empregando um dos mais odiosos procedimentos do regime dos Camisas-Púrpuras.
Com relação aos Camisas-Púrpuras, entende que eles enfrentavam sérios problemas. Devido a isto, era necessária uma atuação com maior rigor, para que eles pudessem se impor, evitando o crescimento de tais problemas.
Mas, mesmo assim, sugere que seja aplicada a justiça dos homens, onde a população trataria o assunto da forma que considerasse adequada.
Com isso, não haveria envolvimento do governo nem do sistema jurídico, evitando assim tentar chegar à conclusão de um caso sem solução, tentando separar o certo e o errado no regime em questão.
Professor Goldenage
O Professor Goldenage aponta que no caso dos Denunciantes Invejosos, o direito deve ser aplicado, da mesma forma que, na época do regime dos Camisas-Púrpuras,