VICENTE FIALHO
Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará em 1961, tendo pós-graduação em Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1966.
É conhecido principalmente pelo seu papel político como prefeito de São Luís entre 1969 e 1971, prefeito de Fortaleza, de 1971 a 1975, como ministro de Minas e Energia do Brasil no governo Sarney entre 1989 e 1990 e deputado federal pelo Ceará, de 1991 a 1995.
O PREFEITO DAS AVENIDAS
Com a função de Secretário de Obras no Governo Virgílio Távora, ganhou fama de tocador de obras pelo restante do País. Nessa época, assumia o governo do Maranhão, José Sarney, que o convidou a trabalhar como diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Maranhão. Com o sistema político que dava ao governador a faculdade de nomear o prefeito da capital, Sarney apontou Vicente Fialho para assumir a Prefeitura de São Luís (MA). Logo após, nomeado por César Cals, Fialho assumiu a Prefeitura de Fortaleza. Foi assim que a capital cearense teve uma das melhores administrações de todos os tempos.
Engenheiro especializado na área de transportes, Fialho assumiu Fortaleza numa época em que os problemas neste setor saltavam aos olhos. Em sua gestão como prefeito de Fortaleza suas realizações mais importantes foram à abertura de vias para a Capital. Ainda como prefeito, construiu a Aguanhambi e a Borges de Melo, em 1972, a Zezé Diogo, o Quarto Anel Viário e a José Bastos, em 1975. As obras de construção da nova Avenida Presidente Castelo Branco (nossa Leste-Oeste) iniciaram-se em 1973, mas só foram inauguradas em 1974, sendo considerada a maior obra de gestão do prefeito Vicente Fialho. A intenção era ligar a zona portuária do Mucuripe à zona industrial da Barra do Ceará.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fortaleza em Fotos.