Vibração
Ruído: 105 dB
A foto foi tirada a uma distância de 100 metros. O ruído era ensurdecedor nessa distância, tinha de falar alto, não tinha condições de concentrar-me no trabalho. Imagino entre os trabalhadores. Os trabalhadores estavam usando abafadores de ruído. A soma dos valores, desprezando a distância equivale a 111 dB. O tempo de exposição dos trabalhadores era de 6 horas, com intervalo para o alr moço. O] tempo de exposição diária permitido pela NR-15 do MTE é de 15 minutos/dia (para 110 dB). Ainda a não inventaram um protetor auricular capaz de atenuar esses níveis de ruído a patamares seguros, ou seja, abaixo de 85 dB para oito horas/dia.
A redução do tempo de exposição diária, efetivada por meio de rodízios de trabalhadores/atividades seria a melhor forma de proteger os trabalhadores? Acho que não. Talvez um rodízio de 16 trabalhadores para atender uma exposição diária de 2 horas, para um nível de ruído de 95 dB com abafadores?
Melhor solução: Existem empresas especializadas em cortes de concreto armado, seria a opção? A que custo?
Problemas dos abafadores e plugs no campo real
■ Estado de conservação
■ Baixa destreza de colocação
■ Interferências (quatro trabalhadores )
■ Hábitos dos trabalhadores que prejudicam o ajuste do EPI
Além do ruído, temos a exposição à vibração. Qual seria a vida útil para o trabalho de um trabalhador exposto a ruído excessivo e a vibração?
QUAIS SÃO OS EFEITOS SOBRE A SAÚDE DA VIBRAÇÃO MÃO-BRAÇO?
A vibração induzida avança lentamente nas condições de saúde No início ele começa como uma dor. Com a exposição contínua da vibração, a dor pode tornar-se um ferimento ou doença. A dor é o estado de saúde em primeiro lugar que é observado e deve ser abordada de forma a impedir o dano.
A vibração induzida denominada dedo branco (VDB) é a condição mais comum entre os operadores de ferramentas manuais vibratórias. A vibração pode causar alterações nos tendões, músculos,