Vibraçoes livres
Iniciamos este procedimento por fixar a peça a uma bucha, depois de está estar fixa iniciamos o torneamento da face frontal utilizando um ferro de facejar.
Mudando a ferramenta para ferro de desbaste iniciamos assim outra fase (desbaste) em que vamos ajustar a velocidade de rotação, de avanço e penetração, desbastando a peça atem um raio de 9,5 e um avanço de 20.para finalizar o desbaste da peça alteramos a ferramenta para desbaste de acabamento alterando também a velocidade de rotação que fica mais elevada e diminuir a velocidade de avanço e penetração, atem um raio de 9, com o mesmo avanço.
Vamos agora alterar a ferramenta para um ferro de facejar frontal para acabamento mantendo as mesmas velocidades iremos facejar a peça ate uma profundidade de 0,5, a única diferença é que o avanço em vez de ser longitudinal é transversal.
Todo o processo anterior é repetido agora na outra metade da peça e com diferentes medidas.
Raio de 20 ate um comprimento de 30.
Iniciamos agora o processo de furação denominado de “furação previa” e é utilizado uma broca helicoidal, as velocidades de rotação e avanço serão agora menores. Este processo é finalizado por uma segunda furação em que se utiliza novamente uma broca helicoidal, em que temos furos m3, com uma profundidade de 30 e um furo de diâmetro de 6 e profundidade de 15.
Para finalizar o nosso processo a peça será devastada na fresadora.
É de salientar que todas as medidas são em