vibracoes de coulumb
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS
Rio de Janeiro
2014
DECREMENTO LINEAR
Amortecimento de Coulomb
Podemos verificar que o amortecimento de Coulomb ocorre quando um corpo desliza sobre uma superfície seca. Para que se inicie o movimento deve haver uma força atuando sobre o corpo que supere a resistência ao movimento devido ao atrito. O movimento se mantém enquanto as forças que atuam sobre o corpo (inércia e restauração da mola) conseguem superar o atrito, quando essas forças não são mais suficientes para superar o atrito, o movimento simplesmente para.
A equação que descreve o movimento no amortecimento de Coulomb é:
Onde:
Reescrevendo a equação:
Resolvendo a EDO:
Solução:
Solução da Homogênea:
Solução Particular:
Solução Geral:
Os valores finais calculados no último meio ciclo serão as condições iniciais no próximo meio ciclo, onde a velocidade será negativa novamente.
O movimento seguirá desta forma mudando a equação de acordo com o sinal da velocidade, até que no final de um determinado meio ciclo o deslocamento seja tão pequeno que a força da mola seja incapaz de vencer a força de atrito. Isso ocorre quando a amplitude é menor do que
. Podemos calcular o número de meio ciclos a partir da inequação abaixo sendo “n” o menor número inteiro que satisfaça inequação:
EXERCICIOS
1) Uma massa de 10kg oscila deslizando em uma superfície seca sob a ação de uma mola de rigidez 10 N/mm. Após quarto ciclos completos, a amplitude 100mm.
Qual é o coeficiente de atrito médio entre as duas superfícies se a amplitude original era 150mm? Em quanto tempo a massa executou os quatro ciclos?
2) Uma massa de 20kg esta suspensa por uma mola de rigidez de 10000N/m. O movimento vertical está sujeito a uma força de atrito de coulomb de 50 N. se a mola é inicialmente deslocada de 5,5 cm para baixo de sua posição de equilibrio estático,