VIAS HORMONAIS DO CORTEX DA GLÂNDULA SUPRARRENAL
1490 palavras
6 páginas
Prezados. Como parte da nota de oat, vcs deverão realizar uma pesquisa individual e manuscrita sobre os seguintes temas:
Vias hormonais do córtex da glândula suprarrenal. Abordar todos os hormônios e enzimas envolvidos, como ocorre o controle na produção de cada hormônio e as patologias conhecidas nos distúrbios hormonais do córtex da suprarrenal.
Deverá ser entregue no dia da va3, 04/06.
Divirtam-se!
VIAS HORMONAIS DO CORTEX DA GLÂNDULA SUPRARRENAL
Acadêmico: Paulo Sergio Aragão da Cruz
As glândulas adrenais estão localizadas sobre os rins. Essas glândulas são responsáveis pela produção de hormônios que atuam em vários órgãos e tem uma grande influência no metabolismo de todo o organismo. Estão divididas em duas zonas distintas: o córtex e a medula. O córtex forma a parte externa da glândula, enquanto a medula forma a sua porção mais interna.
O córtex adrenal é subdividido em zona glomerulosa, mais externa, secreta os hormônios mineralocorticóides aldosterona e desoxicorticosterona. A zona fasciculada produz os glicocorticoides, sendo o cortisol o principal e, por fim, a zona reticular que produz os hormônios sexuais ou esteróides androgênicos.
Os hormônios secretados pelo córtex adrenal são sintetizados a partir do colesterol e pertencem, portanto, ao grupo dos hormônios esteróides. Eles têm ação sobre o metabolismo de proteínas, glicídios, lipídios e minerais.
A síntese dos hormônios esteróides começa quando o colesterol é clivado na mitocôndria em Pregnenolona através da enzima Colesterol desmolase e a partir de então, dependendo da enzima que faça a clivagem da Pregnenolona, há a formação de aldosterona, cortisol, testosterona ou estradiol.
Para se obter ALDOSTERONA são necessárias 4 conversões enzimáticas: 3β-Hidroxiesteróide desidrogenase, 21-hidroxilase do reticulo endoplasmático (RE) e 11β-hidroxilase e 18-hidroxilase mitocondriais, que irão formar a sequencia PREGNENOLONA,