Viagem
Buenos Aires é uma cidade de grandes e bons restaurantes por praticamente tudo que é lado. 1) Guido -- calle república de la india 2843, tel. 48.02.23.91 ('a cuadra y media de las heras'; explico: taxista aqui adora quando você menciona a esquina próxima). não tem cardápido. é como chegar na casa de um amigo italiano. há profusão de entradas, e depois um prato de pasta ou de carne (ou peixe). para mim, é o melhor italiano da cidade. não é exatamente barato, nem aceita cartão de crédito. não sei dizer o preço (perdoem, mas vou estrelar...) porque tenho desconto. calculo uns 150 pesos por cabeça (caríssimo, aqui; equivale a uns 85 reais). não se escolhe nada, nenhum prato, nem o vinho (apenas o tipo; em geral, são vinhos razoáveis, nada espetacular). se vocês quiserem ir, telefonem antes ou melhor, me avisem por e-mail, que eu ligo do rio e faço a reserva). fuma-se.
2) il materello -- calle martín rodríguez 517, tl. 43.07.05.29, na boca. é o motivo de polêmica minha com alguns amigos. para o caetano veloso, por exemplo, é este o melhor italiano de buenos aires. acho formidável, mas prefiro o guido. é difícil de chegar, vale telefonar antes e pedir indicações para dar ao taxista (tipo esquina com qual rua). por difícil de chegar quero dizer que nem todo taxista conhece essa rua, fica perto do estádio do boca, la bombonera. não se fuma. 3) la cabrera -- calle cabrera 5099, esquina con thames. tel. 48.31.70.02. a carne é excelente, mas as porções são assombrosas. dá para dividir um bife. fica em uma região de palermo conhecida como 'palermo soho', zona boêmia, de lojas que o mulherio adora. sugiro jantar. nesta época do ano as noites são agradáveis, e dá para caminhar tranquilo pelo bairro. é fundamental reservar. tem área de fumante (a calçada, agradabilíssima).
4) chiquilin -- calle sarmiento 1599, tel. 43.73.51.63. é o sucessor e herdeiro de um clássico absoluto, o 'bachin', que mereceu até canção de piazzolla e horacio ferrer ('chiquilín de