viagem ao corpo humano
Mas quando a Maria chega finalmente da escola, para preocupação da mãe, percebemos que ela está doente. Está com febre e sem qualquer força ou energia.
Este será apenas o ponto de partida para uma grande aventura!
Como que por um “toque da magia” iremos percorrer o corpo da Maria, conhecer os seus caminhos, os seus orgãos e todos os seus mistérios.
E é lá que vamos travar uma difícil luta com o vírus que teima em deixar a Maria doente.
Numa viagem cheia de surpresas vamos aprender a conhecer melhor o corpo humano e a saber o que podemos fazer para torná-lo mais saudável.
Orgão a orgão, entre glóbulos brancos e glóbulos vermelhos, convidamos-te a conhecer uma história cheia de emoções onde o coração e a amizade acabam sempre por falar mais alto!! Logo que o bebê sai do útero, seus pulmões ainda estão cheios de liquido amniótico e este, pode vir a óbito que os músculos do pulmão não se expandirem completamente. É quando há a primeira inspiração. O ar chega à traqueia e percorre os brônquios, que se dividem em bronquíolos, até chegar nos alvéolos pulmonares, estruturas pequeninas que possuem forma de saco, onde o oxigênio recebido é absorvido e o gás carbônico eliminado. Após o cordão umbilical ser cortado, é a hora de esta nova vida começar a se adaptar ao mundo externo. O coração já bombeará sangue por milhares de artérias, o fígado começará a realizar algumas de suas 500 funções, os rins irão controlar o volume de água necessário para as células e a quantidade que devera ser eliminada pela urina e o intestino, ainda repleto de mecônio, que será eliminado após a primeira mamada do bebê, estará enfim pronto para receber alimento. Após alguns dias,