Viabilidade econômica
INTRODUÇÃO
O ramo de fast food cresce em conseqüência da falta de tempo das pessoas para se alimentarem. Este mercado é disputado por empresas bem diversificadas: desde transnacionais especializadas em hambúrgueres ate pequenos estabelecimentos que servem uma grande variedade de lanches, como pastéis, sanduíches e salgados.
Dessa forma um empreendimento novo deve estar preparado para ter um diferencial competitivo, que atraia os consumidores, como a qualidade dos produtos oferecidos, a variedade de pastéis, bons preços e ate mesmo a localização dos pontos de comercialização. O primeiro item que foi considerado para a implantação foi a verificação da existência de demanda pelos produtos e serviços que o empreendimento oferece, pois que dita as normas é o mercado consumidor.
No empreendimento de uma pastelaria deve-se estar atento também a diversificação dos produtos, não se limitando a oferecer aos clientes aqueles produtos tradicionais, como os pastéis de carne e queijo acompanhados com caldo de cana. Claro que estes produtos agradam, mas se notou uma crescente demanda por pastéis de sabores diversos, incluindo pastéis doces. Para a pastelaria verificou-se que também é possível oferecer sucos e salgados variados.
O empreendedor deve estar atento ao local comercial, neste caso foi escolhido um local de grande circulação de pessoas e com facilidade de acesso de pedestres e veículos. Na escolha do local para estabelecimento da pastelaria, deve-se estar atento à necessidade de existência de uma área destinada à preparação dos alimentos. A cozinha da pastelaria deve enquadrar-se nas normas de higiene na conservação e manipulação de alimentos. Os alimentos podem ser preparados em local separado dos pontos de venda e distribuídos para eles tal alternativa é recomendável para empreendedores que pretendam