Viabilidade econômica para ampliação e reestruturação de uma fazenda
Resumo: O presente artigo constitui-se num estudo sobre a viabilidade econômica de ampliação e reestruturação de uma fazenda, tendo o objetivo de enfatizar pontos importantes de um projeto de viabilidade econômica. O tema visa ainda estabelecer um controle da fazenda a partir de uma gestão que conduza a investimentos e obtenção de maiores e melhores resultados financeiros. Trata-se de obter vantagens competitivas para a organização por meio de recursos e bens. Cumpre lembrar que os planos e as atividades de recursos financeiros devem estar sempre em perfeita sintonia com os planos estratégicos da organização.
1.0- Da gestão da fazenda
O termo “gestão” e “gerenciamento” são freqüentemente utilizados como sinônimos. Embora possuam o mesmo valor semântico para a língua portuguesa, no ambiente de negócios eles apresentam significados distintos. O termos “gerenciamento” remete às funções de monitoramento e controle do recurso gerenciado, enquanto a gestão é mais abrangente e compreende: planejamento, projeto, construção, implementação, utilização, monitoramento, identificação de melhorias e realização de ajustes (SORDI,2005, p.26) O foco de todo gestor deve ser o trabalho pela busca de ampliação das atividades de fazenda, bem como sua consolidação no mercado, pois hoje o produtor é encarado como um empresário. Assim, deve-se ter sempre um estudo da viabilidade econômica da fazenda, bem como um planejamento e análise dos pontos fortes e sensíveis da parcela do mercado.
2.0- Projetos de Viabilidade Econômica e Noções de reestruturação
Para comprovação da viabilidade de uma ampliação estrutural dentro de uma organização é preciso que sejam promovidas técnicas de avaliação que determinem o investimento inicial e os fluxos de caixa que são de suma importância devido às oscilações do preço dos produtos que conseqüentemente trazem lucros oscilantes, assim, se faz necessária