via seca
Escola Secundária Padre António Macedo
FICHA LABORATORIAL Nº 1 – Análise elementar por via seca
Física e Química A – 10º Ano 2014- 2015
Aluno: _________________________________Nº_____ 10ºB
Classificação: ______________________ Prof.: ____________
UNIDADE 1
ESPETROS RADIAÇÕES E ENERGIAS
Se o materiais apresentam diferentes cores quando sobre eles incide a luz branca é porque, na sua constituição, existem substâncias com capacidade para absorver diferenciadamente as luzes do espetro visivel. As radiações não absorvidas são emitidas e é a sua sobreposição que confere a cor ao material.
A cor exibida por um material é, pois, a que se obtém se, à luz incidente, se retirar as radiações por ele absorvidas.
Diferentes substâncias são formadas por diferentes tipos de átomos, que lhe conferem as suas propriedades.
O átomo é constituido por um núcleo rodeado por electrões, estes, por sua vez, só podem ocupar determinadas orbitais, e cada orbital corresponde um dado valor de energia. Como os eletrões, no átomo, apenas podem assumir diferentes valores de energia, diz-se que a sua energia está quantizada.
Quando um eletrão ocupa um estado de menor energia possível, diz-se que se encontra no estado fundamental. Quando se fornece energia ao eletrão, este pode alterar o seu estado de energia, passa a um estado excitado, que dura apenas uns instantes. Os electrões voltam ao seu estado fundamental, libertando energia sob a forma de radiação.
Ao elevarmos a temperatura , fornecemos energia a uma amostra de uma determinada substância, de modo a excitar os seus eletrões. Ao cessar o fornecimento de energia os eletrões regressam ao seu estado energético inicial, podendo emitir radiação com a energia que absorveram.
A radiação emitida pode então ser decomposta por um espetroscópio, observando – se riscas coloridas num fundo escuro – que