Via do acido aracdonico
O ácido araquidônico é um ácido graxo essencial, da família dos Omega-6, formado por uma cadeia de 20 carbonos. Ele está presente nas membranas das células corporais, e é o principal precursor da produção de eicosanóides, através da via metabólica da cascata do ácido araquidônico. É um dos ácidos graxos essenciais, que precisam ser obtidos via alimentação pela maioria dos mamíferos2,5,7.
Quando liberado, não tem ação antiinflamatória, entretanto, os produtos de sua degradação, os eicosanóides (Leucotrienos, prostaglandinas e tromboxanos), formados através das isoenzimas denominadas cicloxigenase e lipoxigenase, são mediadores químicos fundamentais para o desenvolvimento do processo inflamatório².
Além de importante papel na inflamação, seus metabólitos exibem várias outras funções biológicas, como manutenção da pressão sanguínea, função cardíaca, broncoconstrição, secreção gástrica, vasoconstrição, agregação plaquetária, motilidade intestinal, excreção de sódio, contração uterina e respostas imunes. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo, a partir do ácido araquidônico, mostrar as principais vias de produção de eicosanóides²,³.
2. OBJETIVOS Compreender o funcionamento da cascata do ácido araquidônico, como este é obtido, armazenado e, como atua na síntese dos eicosanóides. Também objetiva-se esclarecer como esses metabólitos atuam no processo inflamatório e outras atividades fisiológicas.
3. JUSTIFICATIVA
Devido à importância dos eicosanóides, indispensáveis nos processos fisiológicos, principalmente na inflamação, e de sua obtenção por meio da cascata do ácido araquidônico, justifica-se o trabalho a fim de obter uma maior compreensão acerca do tema.
Sabe-se que há uma grande contribuição por parte dos diversos tipos de eicosanóides no processo inflamatório, e que este processo é essencial para a resposta do organismo como componente de seu