Via de administração auricular
PROF. LAIR
VISTA GAÚCHA
27 DE NOVEMBRO DE 2012
SUMÁRIO
- Introdução
- Renascimento
- Crise do Renascimento
- Ideias e Práticas do Renascimento
- Os Valores dos Renascentistas
- O Renascimento da Península Itálica
- Renascimento Cultural
- O Movimento Renascentista
- Trecento, Quatrocento e Quinquecento
- Pintura do Renascimento
- Música do Renascimento
- Arquitetura do Renascimento
- Escultura do Renascimento
- Humanismo
- Teatro
- Poesia
- Conclusão
- Bibliografia
- Anexo
INTRODUÇÃO
O Renascimento foi um movimento cultural que surgiu na Itália no século XV e que, além de se inspirar na Antiguidade Clássica, procurou valorizar o Homem e a própria Natureza. Foram as sociedades da Europa Ocidental que passaram por um processo de renovação da cultura, e que desde então passou a ser conhecido como Renascimento.
Humanismo é por o homem no centro do universo, então o mundo capitalista é o humanismo, pois visa o lucro. Em contraposição à metalidade medieval, em que as pessoas era vistas coletivamente, incluídas no mundo cristão, isso se reflete no Humanismo.
RENASCIMENTO
As mudanças ocorridas na Europa a partir do século XII, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural.
Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um no tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média. Por isso, os europeus dos séculos XIV ao XVI acreditavam estar presenciando um verdadeiro Renascimento.
Em grande parte da Europa, começaram a surgir escritores e artistas preocupados em expressar os valores daquela "nova" sociedade. Em grande parte, essa atividades culturais eram financiadas por ricos comerciantes e banqueiros.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em