Via Bucal
Vias de administração de medicamentos É o caminho pelo qual uma droga é colocada em contato com o organismo
oftál mic a
b u c al va gin al
o r a l a n al
na sa l
Anatomia
Mucosa Bucal
Epitélio
É similar ao epitélio estratificado escamoso encontrado no resto do corpo humano, porém não queratinizado. A função do epitélio é proteger o tecido contra a perda de fluido, contra antígenos, substâncias carcinogênicas, toxinas microbianas e até mesmo da ação de enzima proveniente da ingestão de alimentos e bebidas.
com veias e capilares venosos
Tecido Équeirrigado chegam à veia jugular interna, e que fica logo acima da camada
Conectivosubmucosa,
epitelial.
Muco
É uma secreção espessa composta por sais inorgânicos suspensos em água e da glico-proteína mucina, que cobre as células epiteliais da mucosa bucal.É um excelente lubrificante, mas também tem função protetora. Possui propriedades de aderência, espalhando-se como uma película fina sobre a superfície bucal.
• O muco é um excelente lubrificante, mas também tem função protetora. Possui propriedades de aderência, espalhando-se como uma película fina sobre a superfície bucal. O muco, portanto, permite o movimento relativo entre as células, exercendo um importante papel na adesão de sistemas de liberação mucoadesivos.
Sublingual
1
2
3
• Os medicamentos são colocados debaixo da língua para serem absorvidos diretamente pelos vasos sanguíneos ali situados;
• O medicamento difunde-se para a trama capilar e passa diretamente à circulação sistêmica;
• Produz efeitos terapêuticos em poucos minutos após administração. Vantagens
Desvantagens
Formas Farmacêuticas
• Soluções: forma farmacêutica líquida límpida e homogênea, que • contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.
• Géis: É a forma farmacêutica semissólida de um ou mais princípios ativos que contém um agente gelificante para fornecer firmeza a uma solução ou