vi minha mãe rezando
PROFESSOR: LUIZ
MATÉRIA: GEOGRAFIA
ALUNA:
EDUCAÇÃO E CORRUPÇÃO EDUCAÇÃO E CORRUPÇÃO
A educação é arma poderosa contra a corrupção. Só ela tem força de mudança, força de renovação. É indispensável haver investimentos sociais, mudar a realidade educacional existente, se queremos, de verdade, construir um País sério. Educação tem que ser prioridade; ela é a mola propulsora da cidadania. É um valor inestimável, que engrandece o homem como ser humano, como ser empreendedor da economia, como ser beneficiário e benfeitor da sociedade.
A defasagem educacional gera, no curso do tempo, insegurança, exclusão social e marginalização. Descamba para o oportunismo, para a esperteza viciada e daí para a corrupção é só um passo. E o pior é que ela vem em cascata, contamina todos os níveis.
A corrupção está diretamente relacionada à baixa qualidade da educação, de acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, que cruzou os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e do Índice de Percepção de Corrupção Mundial. Os dados mostram que países menos corruptos estão no topo do Pisa. Cingapura, por exemplo, está entre os cinco países com menor corrupção e em segundo lugar na avaliação do Pisa (de matemática). Já o Brasil aparece em 72º lugar na lista de países corruptos e em 58º posição no Pisa (mesma categoria).
É inimaginável os rumos que toma a corrupção, as situações por onde se infiltra. Ela chegou num grau extremo de aceitação, transvestindo-se das mais variadas faces. Hoje, constatamos a compra de trabalhos acadêmicos, denegrindo a ética universitária.
O dilema é o mesmo do ovo e da galinha: países com melhores níveis de educação atingem tais patamares porque são menos corruptos ou são menos corruptos porque têm melhores níveis de educação?
Com menos desvio de dinheiro, sobra mais dinheiro para educação. E como uma sociedade mais bem educada