vgygyg
301 palavras
2 páginas
Vestibulando: Daniel PimentelTema: A favela é um problema social – como mudar essa realidade?
Veridicamente, a existência de favelas, revela as disparidades socioeconômicas presentes em determinado país. Assim como demonstra a exclusão social sofrida pelas classes menos abastadas que muita das vezes sobrevivem em condições precárias e sub-humanas.
O processo de favelização no Brasil começa entre o segundo reinado, com a abolição da escravatura e a republica velha, através das transformações sociais desencadeadas pela decadência da economia cafeeira e o desenvolvimento industrial. Nesse contexto de mudanças, os ex-escravos e os indivíduos mais pobres, foram expulsos do centro da cidade e empurrados para a periferia, dando origem as favelas que começaram no Rio de Janeiro e depois o processo começa em outros estados brasileiros. Dentre as principais causas para a existência de favelas estão: o êxodo rural, urbanização, má distribuição de renda, déficit habitacional, etc.
De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, cerca de 6 % da população brasileira vive em favelas, o que equivale a 11 milhões de pessoas. Dentre as principais consequências sofridas pelos favelados estão: condições precárias de habitação, baixo índice de saúde, educação, segurança e o aumento do uso de produtos entorpecentes. Recentemente, muitas dessas pessoas foram expulsas de suas casas em operações de ‘’pacificação’’ realizadas pela policia e forças armadas, mas isso não seria necessário se o governo tivesse investido desde o inicio em politicas publicas voltadas as pessoas mais necessitadas.
Enfim, para que se mude essa realidade, é necessário o investimento em saúde e educação, através da construção de escolas e cursos técnicos, hospitais e centros de reabilitação aos dependentes químicos, além é claro de oferecer boas condições de trabalho aos profissionais do ramo. É preciso também o investimento em infraestrutura, através da construção de moradias de qualidade, asfaltamento