Veículos em Fim de Vida
FCT
Sistemas da Qualidade
Veículos em Fim de Vida (VFV)
Índice
Introdução
O circuito dos VFV
• VALORCAR
Centros certificados pela VALORCAR
• Sucatas Pinto e Re-Source
Resultados da VALORCAR
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Os VFV (veículos em fim de vida) são veículos automóveis que já não conseguem cumprir o fim para o qual foram produzidos, constituindo um resíduo, de acordo com a definição de resíduos adoptada na legislação em vigor.
Na década de 70 surgem as preocupações com a crescente poluição atmosférica, provocada pelas emissões dos veículos automóveis e com o excesso de tráfico.
Mas não é apenas na fase de utilização do automóvel que se verificam as preocupações ambientais, é também após o seu fim de vida útil.
Estas preocupações advêm da crescente produção e utilização de veículos, também pelo facto dos VFV serem considerados resíduos perigosos, uma vez que são constituídos por uma grande variedade de componentes perigosos. A título de exemplo podem-se referir os óleos (de motor, de travões, etc.), os filtros de óleo, as pastilhas de travões contendo amianto, as baterias (acumuladores de chumbo), os componentes explosivos (airbags), além de outros contendo diversas substâncias perigosas (como mercúrio ou PCB). Figura 1
O circuito dos VFV
VALORCAR
A Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida, Lda., mais conhecida por VALORCAR, iniciou a sua actividade em 1 de Janeiro de 2004, estando inseridos no âmbito do seu sistema integrado todos os veículos e os VFV.
A principal missão desta sociedade é responder aos desafios da legislação comunitária e nacional sobre gestão de VFV (Diretiva 2000/53/CE e Decreto-Lei n.º 196/2003) e de BVU (Baterias de Veículos Usados), (mas neste trabalho apenas nos interessa, os VFV) organizando a receção, o tratamento e a valorização destes resíduos, e promovendo a melhoria do desempenho ambiental, económico e social da sua