Veículos elétricos
Neste trabalho pretendemos abordar os principais aspectos relacionados ao uso de veículos elétricos de circulação rodoviária, assim como a viabilidade comercial e de mercado das soluções que hoje já são realidade e quais seriam os impactos no meio ambiente. A comparação com veículos movidos por motores de combustão interna é o principal indicador na demonstração de vantagens ambientais dos veículos elétricos, onde exploraremos a viabilidade, eficiência, possibilidade de expansão da mobilidade urbana e principalmente os problemas ambientais decorrentes do crescente uso de combustíveis fósseis, enfatizando a quantidade de emissões e poluentes liberados na atmosfera.
Japão, Estados Unidos e países da Europa estão em vantagem na concepção e utilização de veículos elétricos se comparados ao Brasil. Em caso de substituição, preferencialmente de maneira consciente, parcial e gradual de veículos de motores a combustão por motores elétricos na frota nacional, haveria relevantes impactos na rede elétrica devido ao consumo de energia necessária para o carregamento de baterias, ou seja, o equilíbrio nesta questão é de fundamental importância na preservação do meio ambiente.
Justificativa
Hoje em dia a indústria automotiva é um importante fator presente nas mais desenvolvidas economias do mundo. O transporte individual, coletivo ou de cargas são de fundamental importância no bem estar, produtividade e manutenção da sociedade, no entanto como consequência o meio ambiente paga um altíssimo preço, principalmente no que diz respeito à quantidade de emissões derivadas do crescente uso de combustíveis fósseis que alimentam os motores a combustão, ainda presentes em larga escala no Brasil. Em outras palavras, apresentaremos uma sugestão de redução dos prejuízos derivados dos meios de transporte em geral para o meio ambiente.
Objetivos
Avaliar teoricamente a utilização consciente de veículos elétricos de circulação rodoviária como contribuição na diminuição de