Vetores
- Direção: possui a mesma direção da reta r, horizontal. - Sentido: da esquerda para direita, ou seja, o vetor segue de P para O. - Módulo: O módulo é a intensidade do vetor, ou seja, o tamanho (magnitude) do vetor desenhado, que em nossa caso é de três unidades de medidas u (3u).
REPRESENTAÇÃO DE VETORES NO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS ¢ Considerando os vetores no plano, definimos as componentes de v como sendo as coordenadas (v1,v2) do ponto final do representante de v que tem ponto inicial na origem.
REPRESENTAÇÃO DE VETORES NO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS ¢ Assim, as coordenadas de um ponto P são iguais as componentes do vetor OP, que vai da origem do sistema de coordenadas ao ponto P:
¢ Em particular, o vetor nulo é dado por: 0 = (0,0)
VETORES DA BASE ORTOGONAL NO PLANO A base formada pelos vetores , de módulo 1, é chamada base canônica.
O vetor pode ser representado no plano usando as projeções ortogonais das extremidades de sobre os eixo coordenados x e y determinando ali os componentes escalares a e b. Veja figura da direita (acima).
EXEMPLO: Represente o vetor no plano cartesiano. VETORES DA BASE ORTOGONAL NO ESPAÇO Similar aos vetores no plano, temos o vetor que pode ser representado no sitema cartesiano xyz usando as projeções ortogonais das extremidades de sobre os eixos coordenados x, y e z determinando ali os componentes escalares a, b e c. OBSERVAÇÕES: ¢ Dois vetores são iguais se eles possuem o mesmo sentido, direção e módulo, ou seja, se suas componentes são iguais. ¢ Grandezas físicas como força e velocidade, são denominadas grandezas vetoriais