Vetores
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo estudar os vetores para sua aplicação á problemas de física pois os Vetores são objetos matemáticos, que para serem devidamente caracterizados, deve-se conhecer seu módulo, direção e sentido. O deslocamento de uma partícula de um ponto A até um ponto B é um exemplo de vetor. Seu módulo é dado pela distância entre os pontos A e B, sua direção é a reta que liga esses dois pontos e seu sentido é do ponto A até o ponto B. Deve-se observar que o vetor deslocamento não conserva qualquer outra informação sobre a trajetória da partícula.Muitas grandezas da física são vetores como força, velocidade e deslocamento.
VETOR
Em física e em cálculo vetorial, vetor é um conceito caracterizado por uma magnitude, que é um número positivo (também chamado módulo do vetor), e uma orientação (direção e sentido), que pode ser definida por 2 ângulos em um espaço de 3 dimensões.
Porem é muito comum se descrever um vetor em um espaço de 3 dimensões por suas 3 coordenadas, ou componentes, um vetor é um objeto no qual propriedades não podem depender do sistema de coordenadas utilizado.
Um vetor pode desta forma ser definido pelas suas propriedades sobre diferentes mudanças de sistema coordenadas. Também é possível generalizar esta definição para espaços não euclidianos com varias dimensões. Por exemplo, em geometria diferencial, um vetor pode ser definido como umaderivada de uma curva em uma variedade e desta forma possui uma definição livre da escolha de um sistema específico de coordenada.
Esta última definição de vetores em geometria diferencial também mostra que um vetor é um caso específico de um objeto mais genérico chamado tensor. Vetores são os tijolos com os quais se constrói o Cálculo Vetorial.
Os vetores