Veterinária
As mutações podem ser causadas por uma grande variedade de fatores. Algumas delas parecem surgir espontaneamente, mas outras têm sido associadas a certo vírus, radiação ionizante e alguns produtos químicos. Esses fatores denominam-se mutágenos.
Os mutágeos podem afetar o material genético de várias maneiras. Por exemplo, segmento de DNA podem ser omitidos durante o processo de replicação, um gene pode ser ajustado na posição errada ou o nucleotídeo errado pode ser emparehado com uma base nitrogenada. Essas mutações não matam ou impedem a reprodução da célula, mas afeta o funcionamento celular normal de maneiras potencialmente prejudiciais. Com o tempo, o aumento dessas células mutantes pode causar anormalidades estruturais ou funcionais nos tecidos e órgãos que elas compõem.
As células são equipadas com enzimas especiais de reparo que podem detectar alguns erros nas fitas de DNA em formação. Essas enzimas são capazes de destacar nucleotídeos defeituosos e substituí-los pelo complemento correto desses nucleotídeos na fita oposta. É improvável que as enzimas de reparo corrijam erros numa mutação que envolva as duas fitas do DNA na mesma região.
Mutação Gênica
Todos os dias as suas células produzem proteínas que contêm aminoácidos em uma certa seqüência. Imagine, por exemplo, que em um certo dia uma célula da epiderme de sua pele produza uma proteína diferente. Suponha também que essa proteína seja uma enzima que atue em uma reação química que leva a produção de um pigmento amarelo em vez do pigmento normalmente encontrado na pele, a melanina. Essa célula se multiplica e de repente aparece uma mancha amarelada em sua pele. Provavelmente