Veterinaria
Slide 2 – Fatores de controle
Os fatores de controle são aqueles determinados por nós: Ex: Temos em uma sala, um aparelho de rx e um animal, iremos determinar a quantidade de kV, de mA, o tempo de exposição(s) e a distância (m).
Esses fatores afetam a qualidade de imagem.
Slide 3 - Densidade é o grau de enegrecimento da imagem, ou seja quanto mais feixes de rx passarem pela estrutura radiografada até o filme, maior será sua densidade.
Imagem 1- maior grau de densidade radiográfica
Imagem2- menor grau de densidade radiográfica
Os fatores de controle da densidade são o kV – poder de penetração (lá ele) mA – Quantidade de feixes liberados Tempo – Tempo que o paciente recebe os feixes
Logo: Quanto ↑maior esses fatores ↑ maior a densidade
1) Pergunta sobre DENSIDADE: Existe outro fator de controle da densidade não citado?
Resposta: Existe a distância, onde quanto maior a distancia, menor a densidade.
(se quiser aprofundar pode dizer que: Isso é afirmado pela lei do inverso do quadrado da distância que se duplicando a distancia se reduzirá a densidade em um quarto)
Slide 4 – Aqui podemos dizer conforme a figura 1 que o contraste está diretamente e concomitantemente(ao mesmo tempo) ligado a densidade, porque o contraste é a diferença do grau de enegrecimento entre as demais áreas da imagem ( se quiser falar bonito é só dizer entre as áreas contíguas ou propínquas) kkkk.
O contraste é medido em escala e pode ser longa(figura A) onde possui poucas sombras pretas e brancas e mais sombras cinzas. Ou curta(figura B) onde possui mais sombras pretas e brancas e poucas cinzas. Lembrando que a longa escala de contraste é essencial para a distinção entre tecidos.
Slide 5 – Continuação de contraste – mostra a distinção dos tecidos pela longa escala de contraste na qual se vê perfeitamente a diferença entre as