veterinaria
O eritrograma é a contagem da série vermelha do sangue (glóbulos vermelhos). São realizadas as seguintes contagens e dosagens:
Contagem de eritrócitos (CE): é realizada por contadores automáticos. Feitas com um microscópio, são bastante cansativas de realizar. Esse valor varia com a idade e com o sexo do paciente.
Dosagem de hemoglobina (Hb): a hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões até os tecidos. Quantidades baixas de hemoglobina indicam anemia. É feita em espectrofotômetro e contadores.
Hematócrito (Ht): è o volume pelos eritrócitos em uma coluna de sangue centrifugado.
Volume corpuscular médio (VCM): mede o tamanho das hemácias e ajuda no diagnóstico da anemia. Se o paciente está com as hemácias pequenas, elas são chamadas de microcíticas. Se estão maiores do que o normal, são chamadas de macrocíticas. Em um adulto, o tamanho normal varia de 80 a 96 fl. Quando há variação, ou seja, são observadas hemácias macrocíticas e microcíticas, o quadro é chamado de anisocitose. A unidade utilizada é femtolitro (fl).
Hemoglobina corpuscular média (HCM): é o peso da hemoglobina na hemácia. O valor normal é de 26-34 picogramas.
Concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM): é a concentração de hemoglobina contida na hemácia. Esse valor confere com a coloração das hemácias, pois a coloração depende da concentração de hemoglobina na hemácia, logo, com pouca hemoglobina a célula se colore pouco, ficando com o centro esbranquiçado. Quando há muita hemoglobina a célula se cora mais do que o normal. No caso de esferocitose, onde não há concavidade no centro da hemácia, há aumento do CHCM. Hemácias que se coram normalmente são chamadas de normocrômicas, que se coram poucos são chamados de hipocrômicas e as que se coram além do normal são hipercrômicas.
RDW: Indica a variação de tamanho das hemácias. Quando elevada, indica anisocitose. Seu valor normal é de 11 a 14%.
Reticulócitos: São células precursoras de hemácias,