Vestígios romanos em braga
Trabalho realizado por:
Ana Freire
Diogo Moura
Francisca Maria
Inês Serigado
Introdução
Na disciplina de História foi-nos proposto a realização de um trabalho cujo tema é a investigação de vestígios romanos em Braga.
Com este trabalho é pretendido identificar os vestígios romanos existentes em Braga, adquirir conhecimentos sobre o tema, bem como, esclarecer e transmitir os mesmos.
Vestígios Romanos em Braga
Bracara Augusta, o nome romano da actual cidade de Braga, no norte de Portugal, foi construída no lugar de um povoado anterior de origem celta. A cidade romana foi fundada pelo imperador César Augusto cerca de 16 aC, após a pacificação definitiva da região.
Durante o período dos Flávios, Bracara Augusta recebeu o estatuto municipal e foi elevada a sede do conventus, tendo tido funções administrativas sobre uma extensa região. A partir da reforma de Diocleciano passou a ser a capital da recente província da Galécia. No século V a cidade foi tomada pelos invasores suevos, que a escolheram como capital do seu reino.
São conhecidos da cidade romana restos de alguns edifícios. Nas escavações efectuadas no claustro do Seminário de Santiago encontrou-se uma grande sala com resto de colunas, tendo ao centro uma piscina decorada com mosaicos, que foi provavelmente parte de um balneário. Em escavações realizadas pela Universidade do Minho foram descobertas umas quantas termas. Na área da Fonte do Ídolo, situada na actual Rua do Raio e fora do antigo perímetro da cidade romana, terá existido um edifício religioso consagrado ao deus Tongoenabiagus.
Bracara Augusta
Castros e monumentos megalíticos: * Monde redondo * Monte de Santa Marta das cortiças * Máximo * Monte da consolação * Balneário pré-romano de bracara * Mamoa de lamas
Ruínas de Bracara Augusta: * Termas romanos de Maximios * Fonte do Ídolo * Muralha da quinta do Fujacal * Ruínas romanas das Carvalheiras