Vertebras
A coluna vertebral é responsável por dois quintos do peso corporal total do ser humano, e é composta por uma série de ossos chamados vértebras. Ela é dividida em cinco regiões : a região cervical ( que será a adotada neste trabalho, já que é onde se encontram as vértebras cervicais), a região torácica, lombar, sacral e a região coccígea.
As vértebras cervicais são as menores vértebras verdadeiras e podem se imediatamente distinguidas daquelas das regiões torácicas ou lombar pela presença de um forame em cada processo transverso. A primeira , a segunda e a sétima vértebra cervical apresentam configuração especial e devem ser escritas separadamente; as características que seguem são comuns às quatro restantes.
Elas se encontram na região cervical da coluna vertebral. E são tipicamente constituídas pelo corpo, arco vertebral e vários processos. O corpo, que é a maior parte de uma vértebra e tem uma forma mais ou menos cilídrica, é pequeno, oval e mais largo no seu diâmetro transverso quando comparado ao das vértebras torácicas . As faces ventrais e dorsais são achatadas e de igual profundidade; a ventral avança mais caudalmente que a dorsal e a sua borda inferior é de tal maneira prolongada que recobre a vértebra subjacente na coluna articulada. Os pedículos, que são dois processos grossos e curtos que se projetam dorsalmente, um de cada lado da parte cranial do corpo na junção de suas faces dorsal e lateral, são unidos ao corpo no meio, entre sua borda cranial e caudal, de modo que a incisura vertebral superior é tão profunda quanto a inferior, embora ao mesmo tempo mais estreita. As Lâminas, placas largas que partem dorsal e medialmente dos pedículos, são estreitas e o bordo superior mais fino que o inferior. Toda vértebra cervical tem três forames: um vertebral e dois transversais, estes últimos perfuram os processos transversos, que nas seis primeiras vértebras dá passagem às artérias e veias vertebrais,