VERTEBRADOS
Características dos vertebrados
Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. Esses animais possuem músculos e esqueleto, fazendo com que realizem movimentos mais complexos que os invertebrados. A maior parte dos vertebrados possui o sistema nervoso bem desenvolvido, tendo o sistema central composto pelo cérebro e medula espinal. Os vertebrados inferiores são controlados predominantemente pelo cérebro, que desempenha o comando das funções dos órgãos sensoriais. Os vertebrados superiores têm o cérebro maior, que permite a troca de informações mais intensa entre as diversas partes do organismo. Os músculos (estriado esquelético, cardíaco e liso) e o esqueleto interno formam estruturas necessárias para que os animais se adaptem a forma de vida que levam. Na formação de órgãos, encontram-se responsáveis os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso.
Sistema nervoso
Nos vertebrados, o sistema nervoso se divide em central (cérebro e medula espinhal) e periférico (nervos cranianos e raquidianos, além do sistema nervoso autônomo ou vegetativo).
O encéfalo se divide em três regiões: o prosencéfalo, ou encéfalo anterior; o mesencéfalo, ou porção média; e o rombencéfalo, ou parte posterior. O segmento anterior pode dividir-se ainda em telencéfalo (integrado pelos lóbulos da olfação e os hemisférios cerebrais) e diencéfalo (do qual fazem parte o epitálamo, o tálamo e o hipotálamo).
A seção intermediária contém os lóbulos ópticos; a posterior também diferencia-se em metencéfalo (do qual faz parte o cerebelo) e mielencéfalo (constituído pelo bulbo raquidiano, que se liga à medula espinhal).
A complexidade anatômica do encéfalo está relacionada