Verte
Pertencentes ao reino Animália e filo Chordata, os animais vertebrados são os seres vivos que têm o organismo mais avançado do planeta. Seu número é inferior ao grupo de animais invertebrados, chegando a aproximadamente 50000 espécies. Esses animais habitam os mais diversos ambientes, como o terrestre, aquático ou aéreo, esses animais podem ser avistados em desertos, florestas, mares. A temperatura que abriga os vertebrados varia bastante, seja áreas muito quentes ou muito frias, esses animais têm a capacidade de se adaptarem bem.
Características gerais: Animais Triblásticos, celomados, deuterostômios possui simetria bilateral e segmentação mais evidente na fase embrionária. As características exclusivas desses animais tubo nervoso em posição dorsal, presença de notocorda (bastão de consistência gelatinosa em posição dorsal em alguma fase da vida), e fendas brânquias na região da faringe pelo menos durante o desenvolvimento embrionário, em outros permanece na fase adulta.
Nos vertebrados a notocorda se transforma em crânio e em coluna vertebral dando sustentação e protegendo o sistema nervoso.
Esses animais possuem: sistema nervoso central composto pelo cérebro e medula espinhal,sistema muscular composto pelo músculo estriado esquelético, cardíaco e liso, e esqueleto interno também formam suas estruturas. Eles possuem os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso. Já o sistema respiratório deles, dependendo do animal, se dá por meio de brânquias (respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar).
Estrutura:Os vertebrados têm estruturas que permitem que o seu tamanho corporal se apresente maior. Eles têm também órgãos importantes com melhor proteção. A coluna e o crânio