verso e prosa
Poesia
É a linguagem subjetiva, um aspecto imaterial, com emoção com um constante ritmo melódico, indefinível e belo como o mundo interior do poeta. Seu objetivo é o de produzir emoção a linguagem poética, sob o aspecto auditivo e melódico se caracteriza pelo ritmo, bem mais acentuado que na prosa e pela eventual utilização da rima. Na poesia ocorre a expressão do mundo interior do poeta, construída numa linguagem altamente conotativa, escrita na maioria das vezes em versos. Esses textos de teor poético podem apresentar-se também sob forma de prosa.
Verso
É a reunião de sílabas poéticas. Forma uma linha de poema obedecendo a determinadas regras de harmonia e ritmo. Podem ser classificados de acordo com o número de sílabas, como o decassílabo (10 sílabas), redondilho maior (sete sílabas) ou redondilho menor (5 sílabas), entre outros. Mas podem ser livres, ou seja, sem nenhuma preocupação com a contagem de sílabas poéticas
Poema
Uma composição literária com característica literária poéticas, no qual pode ser construído de vários temas. É demonstrada em forma de versos. Possui um aspecto concreto, visível, o qual se destaca da maneira como se dispõe numa página. Os versos possuem ritmo, podendo ou não ter rimas, de acordo com o período literário da obra. A maneira em que os versos se arranjarem num poema farão a diferença entre um poema e uma prosa.
Exemplo de um poema de Carlos Drummond de Andrade, em que o autor retrata seus sentimentos, sua própria alma a começar pelo próprio título:
Poesia
“Gastei uma hora pensando um verso
Que a pena não quer escrever.
No entanto, ele está cá dentro
Inquieto e vivo.
Ele está cá dentro
E não quer sair,
Mas