VERS O FINAL Artigo P S
OLIVEIRA, Ester de Almeida1
Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
Pós-Graduação em Políticas Sociais e Serviço Social
25 de novembro de 2013
SILVA, Fernanda Cristina da 2– ORIENTADORA
RESUMO
Este trabalho discute, a partir de autores clássicos como Hegel, Weber e Marx, mas também com base em autores como Behring, Paro, Paula, Souza Filho, o desenvolvimento da política de assistência social, bem como da gestão pública no Brasil, com vistas a traçar uma breve analogia dos caminhos percorridos pela gestão pública e as políticas sociais, com foco na política de assistência social. Para isso, num primeiro momento, foi traçado o histórico da assistência social desde seus primórdios no Brasil até a atual conjuntura; o segundo ponto, aborda alguns apontamentos sobre a gestão burocrática e no terceiro momento, faz menção à administração gerencial, que emergiu no Brasil durante o governo Fernando Henrique. Concluiu-se que apesar de legislações essencialmente democráticas, o ranço histórico brasileiro da assistência social somado a condução da atual gestão pública tem contribuído para a fragmentação, focalização e privatização da política de assistência social.
Palavras-chave: Assistência Social, Gestão Pública, Burocracia, Gestão Gerencial.
1 INTRODUÇÃO
O estudo em questão sobre os “avanços e retrocessos da política de assistência social e os impasses da gestão pública” pretende, a partir de um levantamento bibliográfico sistemático, pontuar e construir uma análise crítica sobre os rumos da assistência social e da gestão pública no Brasil.
Para atingir o objetivo proposto, selecionamos livros e artigos de autores que perpassam a discussão, bem como dissertações e teses de temáticas afins para possibilitar uma melhor análise crítica do objeto de estudo. Para isso, elaboramos, num primeiro momento, um levantamento histórico da assistência social a fim de pontuar as possibilidades e