Verniz
Este trabalho tem como objetivo expor informações básicas sobre a tinta verniz, como no caso a composição da mesma, onde é empregada, qual sua finalidade e algumas técnicas para a sua melhor utilização, assim como informações uteis para obter os melhores resultados do produto.
VERNIZ
É constituído à base de solventes orgânicos, de resinas acrílicas, também provêm de outros materiais como o poliéster, solventes aromáticos, que possuem função de reduzir a viscosidade da resina, solventes oxigenados entre outros aditivos especiais. São fabricados dissolvendo-se óleos naturais ou sintéticos ou resinas em um tipo de solvente chamado aguarrás, que também é usada para diluir tinta, limpar pincéis e superfícies. Há também vernizes à base de água, mais fáceis de aplicar e limpar, e que levam menos tempo para secar.
A tinta verniz é empregada, sobretudo em superfícies de madeira, tanto internas como externas, podendo também ser utilizada em concreto, porém é amplamente utilizada na pintura de portões, decks, piscinas, telhas, pois propicia um aspecto rústico devido ao fato de ser uma tinta incolor, tendo função estética e de proteção da madeira. Quando aplicado um pigmento de cor variável obtemos a tinta verniz, obtendo o chamado “poder de cobertura”, há também uma variedade com corantes próprios para usar em madeira natural a fim de imitar cores de diferentes madeiras, tais como mogno-escuro, pinho-antigo e teça. Também pode ser encontrado fosco, acetinado e brilhante.
O verniz é pouco resistente aos efeitos causados pelos raios ultravioleta, devido a este fato indica-se a aplicação de aos menos 8 demãos, sendo o ideal 12. Porém atualmente os fabricantes produzem tinta verniz com protetor solar, ou seja, resistente aos raios UV. Na produção assim como na utilização requer algumas preocupações especiais devido ao fato do material ter grande poder inflamável. A produção do verniz assemelha-se das tintas de base solvente.