verminose
DEVIDO AO FATO DOS EQUINOS SEREM HERBIVOROS PASTEJADORES , ESTÃO CONSTATEMENTE EXPOSTOS AO RISCO DE INFESTAÇÃO POR PARASITAS , JÁ QUE UMA PARTE DO CICLO DOS PARASITAS OCORRE NO SOLO, E AS LARVAS APOS ECLODIREM SOBEM PARA A PARTE MAIS ALTA DA PASTAGEM , E SAO INGERIDAS DURANTE O PASTEJO DO ANIMAL. ALÉM DISSO , HÁ CONSTANTE ELIMINAÇÃO DE OVOS NAS FEZES DOS ANIMAIS INFESTADOS , O QUE ACABA EXPONDO OS OUTROS ANIMAIS DO PLANTEL SE NÃO HOUVER UMA LIMPEZA ADEQUADA DAS INSTALAÇÕES.
SINTOMAS :
A VERMINOSE PODE CAUSAR VÁRIOS PROBLEMAS AOS ANIMAIS, SENDO QUE A CLASSE MAIS GRAVEMENTE AFETADA SAO OS POTROS ,QUE PASSAM A APRESENTAR RETARDO NO CRESCIMENTO, FRAQUESA E FICAM PREDISPOSTOS A DOENÇAS SECUNDARIAS , DEVIDO A QUEDA NA IMUNIDADE DESSES ANIMAIS.
NO ANIMAL ADULTO TAMBEM É CONSTATADO A PERDA DE PESO,FRAQUESA , DIARRÉIA E QUEDA DE RENDIMENTO (PRINCIPALMENTE EM ANIMAIS ATLETAS).
UM PROBLEMA BEM MARCANTE DA VERMINOSE É A PERDA DO BRILHO DOS PÊLOS, O PÊLO FICA BEM ASPERO E QUEBRADIÇO.
NESSE PARASITISMO TAMBEM PODE OCORRER CÓLICAS(ONDE TEM CASOS QUE O EQUINO CHEGA A ROLAR NO CHAO DE TANTA DOR) , TAMBÉM OCORRE ANEMIAS , CONSTIPAÇOES , E EM CASOS DE INFESTAÇÃO MACIÇA ,PREDISPOEM O ANIMAL A DOENÇAS SECUNDARIAS QUE PODEM LEVÁ-LO A MORTE.
TRATAMENTO :
HÁ MUITAS RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO DESSAS VERMINOSES, A MAIORIA É RECOMENDADA POR EMPRESAS E LABORATÓRIOS , QUE INDICAM APLICAÇÕES DE ANTIPARASITÁRIOS EM INTERVALOS DE 3 A 4 MESES. PORÉM ESSE TRATAMENTO NA MAIORIA DAS VEZES , PODE SER INADEQUADO E INEFICIENTE , E AINDA CAUSA RESISTENCIA DOS PARASITAS AO MEDICAMENTO ,O QUE GERARIA UM CUSTO MAIOR COM ANTIPARASITÁRIOS.
PORTANTO , A FORMA MAIS RACIONAL E QUE APRESENTARIA O MELHOR CUSTO-BENEFICIO A LONGO PRAZO , SERIA O USO DE EXAME PARASITOLÓGICO, QUE É REALIZADO ATRAVÉS DAS FEZES, E QUE INDICARIA A REAL NECESSIDADE DE APLICAÇAO DO MEDICAMENTO , E QUE TERIA TAMBEM OUTROS BENEFICIOS , COMO A POSSIBILIDADE DE INFORMAR QUAL A ESPÉCIE DE PARASITAS