Vermes
O T. trichiura é um verme fusiforme nemátode, e como todos, tem sistema digestivo completo. Boca na extremidade anterior, abertura simples - sem lábios, seguido do esôfago bastante longo e delgado - 2/3 do comprimento. Na parte posterior, que é alargada, está o sistema reprodutor simples e o intestino. Os vermes adultos são dióicos, com dimorfismo sexual. Os machos tem em torno de 2,5 a 4 cm, as fêmeas são maiores que os machos, em torno de 4 a 5 cm. Os ovos têm o aspecto típico de barril ou bola de futebol americano ou a forma de limões, com cerca de 45 a 65 micrómetros de comprimento por 20 a 25 micrómetros de largura, e massa mucoide transparente nas duas extremidades (opérculos polares).
Epidemiologia
Haverá segundo a OMS milhões de pessoas infectadas em todo o mundo (um quinto da humanidade), principalmente em países tropicais em locais com condições pouco higiénicas. Esta infecção é cosmopolita, quase sempre sua prevalência segue paralelamente a do Ascaris lumbricoides, devido ser idêntico o modo de transmissão, devido a grande fertilidade das duas espécies de nematelmintos, bem como a resistência dos ovos às condições de meio externo e demais características epidemiológicas. Este parasita só afeta primatas.
Ciclo
a) Machos e fêmeas no ceco
1) Eliminação de ovos nas fezes
2) Ovos tornando-se infectante contaminando alimentos;
Ovo segue esôfago e atinge estômago, onde é semi-digerido;
Larva eclode no duodeno e migram para o ceco;
Durante a migração ocorre três mudas;
Cerca de um mês após a infecção, as iniciam a postura
PROFILAXIA
Educação sanitária
Construção de fossas sépticas
Lavar as maõs antes de tocar os alimentos
Tratamento das pessoas parasitadas
Proteção dos alimentos contra moscas e baratas.
Hospedeiro
O T. trichiura é hospede do intestino grosso e vive fixado à mucosa do intestino por meio da sua porção anterior filiforme, em que parte imersa nos tecidos superficiais..
Presume-se que o verme