Vermelho como o céu
Não mostra apenas a superação, mas a criança como ela é. De corpo e alma presente, com suas facilidades e dificuldades. Ela cria, inventa, conhece e usa todos seus sentidos para isto. É um filme delicado, engraçado, poético.
O filme narra a história de um menino que levava uma vida normal, brincava com os amigos, mantinha boas relações com seus pais e tinhaacesso a um veículo de informação e cultura- o cinema, o qual era sua grande paixão. Entretanto, um acidente em casa com a arma do pai muda radicalmente sua vida, pois em consequência deste, sua visão foi prejudicada e ele, obrigado por lei a ser transferido para uma escola especialmente destinada a deficientes visuais, caso quisesse continuar seus estudos. Isto nos levar a perceber que as crianças eram segregadas (separadas das não cegas).
Um velho gravador foi o instrumento que lhe abriu novoshorizontes no desempenho de sua imaginação e criatividade, na fase de adaptação que se encontrava. Mirco conhece uma garota, filha de uma funcionária da escola, a qual o ajuda na criação de suas histórias com sons, logo depois há o envolvimento dos outros meninos da instituição, porém essa prática não é permitida.
Juntos, e contando com a ajuda do professor, eles conseguem superar o método rígido e restrito imposto pelo diretor, e passam a ensaiar a apresentação da história feita por eles,que substituiu a citação bíblica de todos os anos. No