Vergonha e desinformação sexual na adolescância
1049 palavras
5 páginas
1. 1 PROBLEMATIZAÇÃO Na adolescência ocorrem os fenômenos da puberdade e da menarca. As transformações corporais percebidas nessa fase da vida, na maioria das vezes, não acompanham o amadurecimento intelectual. É nesse momento que surgem as questões relativas à sexualidade. A tendência peculiar por parte das jovens em manter suas dúvidas e conflitos sexuais em segredo, somado ao fato de que essas meninas costumam ser descuidadas e más informadas nesses quesitos, podem trazer à tona doenças sexualmente transmissíveis ou a própria gravidez indesejada. Uma vez grávida, a menina enfrentará um tsunami de problemas, dentre os quais um casamento prematuro por conveniência e restrições escolares e profissionais, além de complicações sociais e psicológicas.
1. 2. JUSTIFICATIVA Os estudos têm demonstrado que o tempo médio entre o início das atividades sexuais de uma adolescente e a procura do médico é de 12 meses. Aproximadamente metade de todas as gestações na adolescência ocorrem nos primeiros seis meses após a inauguração da vida sexualmente ativa, e um quinto das gestações ocorrem logo no primeiro mês. Outra estatística indicou que 58,5% das adolescentes que levaram a gravidez a termo não haviam planejado ter filhos na época da concepção. Está comprovado, portanto, falha ou ausência de alguma orientação por parte do profissional de saúde (sem mencionar a escola ou a família) responsável por encorajar um comportamento reprodutivo e sexual consciente e saudável nas adolescentes. Nesse sentido, justifica-se a relevância e urgência das questões abordadas no presente trabalho.
2) HIPÓTESE Parte-se de duas premissas bases para a reflexão dos empecilhos existentes na sexualidade da adolescente moderna. A primeira delas é relativa aos receios das meninas situadas nessa faixa etária em realizar sua primeira consulta ginecológica. É comum que algumas delas temam a exposição de seu corpo a um adulto desconhecido, por encararem isso como um evidente constrangimento