Verduras e Legumes (Benefícios)
Hoje em dia, pratica-se uma alimentação inadequada às necessidades nutricionais do ser humano. Torna-se essencial a conscientização por parte da população para hábitos alimentares mais saudáveis.
VERDURAS CRUAS - EFEITOS
Efeitos proporcionados ao organismo pela ingestão de verduras cruas. 1 – Absorção de energia solar
A energia solar é fonte de vida. A verdura absorve e sintetiza essa energia, transformando-a em clorofila. Alimentando-nos de verduras cruas, estaremos absorvendo, também, através delas, energia solar.
2 – Absorção de nutrientes do solo
As substâncias inorgânicas essenciais ao organismo são absorvidas do solo. Pela alimentação com verduras cruas, absorveremos, diretamente, essas substancias. Cozinhando-as, boa parte delas estarão perdidas. Por outro lado, quando se tomam vitaminas e sais minerais, através de produtos sintéticos, o organismo absorve, temporariamente, as matérias inorgânicas. Contudo, não as retém e, ainda, provocam efeitos colaterais. 3 – Absorção da vitamina C
O maior teor desta vitamina esta nas verduras cruas. O cozimento a destrói, por ser ela, especialmente sensível ao calor. As vitaminas D e E, entretanto, não são destruídas pelo calor. As vitaminas A e B o são parcialmente.
Portanto, a ingestão de verduras cruas propicia a absorção integral da vitamina C, assim como das outras vitaminas.
A carência de vitamina C diminui a resistência do organismo, podendo provocar hemorragia interna e causar infecções. 4 – Baixo teor de sal
As verduras cruas contêm baixo teor de sal, por isso podem recuperar edemas ou qualquer tipo de infecção através da pressão osmótica.
5 – Alto teor alcalino
Por esta característica, as verduras cruas atuam sobre o excesso de acidez no sangue, reequilibrando-o.
6 – Baixo teor protéico e de