Verdade despotiva vs Violencia no desporto
712 palavras
3 páginas
Atualmente é normal se ouvir falar, seja em meios de comunicação seja em conversas entre amigos, casos de violência no desporto. Por muitas razões o desporto que foi criado como uma maneira de divertimento e competição em simultâneo, perde esse ponto de vista e passa a ser um hobby violento, agressivo o que trás, a indignação a raiva, etc.E porque será que o desporto tem de ser violento? Será que os jogadores sentem pressão dos adeptos? Será que é falta de desportivismo dos jogadores? Será pela falta de controlo que o homem tem sobre si? Transformando a ira e a fúria em violência?
A verdade é que se pensa que desde cedo o desporto está interligado com a violência, desde o tempo dos jogos olímpicos originais na Grécia Antiga.
No extremo oposto da violência desportiva temos o espirito desportivo, mas conhecido pelo seu conceito em inglês, fair-play. Será que apesar do que foi referido ainda existem jogos justos? Ainda existem jogadores com desportivismo? Ainda exista espirito desportivo em ves de violência?
Violência e o desporto:
Como todos sabem a violência é um instinto natural do ser humano que causa intencionalmente danos morais ou físicos noutro individuo. A violência pode ser física através de uma agressão, verbal ou moral com insultos, gestual quando um jogador faz gestos obscenos e ainda pscicologica através de intimidação ou ainda humilhação dos adversários por parte dos jogadores.
Existe uma grande lista de causas da violência no desporto. Pode ser devido a uma indignação, frustração, pela rivalidade entre equipas, problemas pessoas dos jogadores que descarregam a sua raiva no jogo, pela pressão dos treinadores, etc…
Muitas vezes são os adeptos que comecam com a violência, são estes que pelo amor em demasia pelo seu clube ou equipa ou apenas por odio pruto à equipa adversaria cometem atos de violência, perturbando o equilíbrio dos jogos. Nos piores casos registados estes atos podem ate causar mortes.
Como por exemplo os hooligans, grupos com