Verbos regulares e irregulares Inglês
O passado simples (past simple ou simple past) é o tempo equivalente ao pretérito perfeito do indicativo, indicando uma ação já concluída. A diferença entre o "Present Perfect" e o "Simple Past" é que o primeiro não define quando o fato ocorreu enquanto o segundo já demonstra isso.
A maioria dos verbos em inglês é dividida entre verbos regulares (regular verbs) e verbos irregulares (irregular verbs). Os irregulares são os verbos que não são conjugados da mesma maneira que os regulares e para os quais não existe uma regra geral; para cada verbo irregular há uma regra.
Índice
[esconder]
1 Passado dos verbos regulares2 Passado dos verbos irregulares3 Estruturas das frases no passado simples3.1 Afirmativa3.2 Negativa3.3 Interrogativa3.4 Interrogativo-negativa4 Ligações externas5 Notas6 Bibliografia[editar]Passado dos verbos regulares
Os verbos regulares recebem o acréscimo de -ed ao infinitivo para formar o passado simples (simple past) e o particípio passado (past participle). Em alguns verbos, é necessário seguir algumas regras antes de acrescentar o sufixo -ed, de acordo com a terminação do verbo (infinitivo):
Verbos terminados em E: acrescente apenas -d.
Exemplo: to free → freedvogal + y: acrescente -ed.
Exemplo: to play → playedconsoante + y: elimine o Y e acrescente -ied.
Exemplo: to dry → driedconsoante + vogal tônica + consoante: repita a consoante final e acrescente -ed.
Exemplo: to plan → plannedNos demais verbos, permanece a regra de simplesmente acrescentar o sufixo -ed.
[editar]Passado dos verbos irregulares
Nos verbos irregulares, não há nenhum tipo de regra que estabeleça como será formado o passado. É necessário decorar o passado de cada verbo irregular. Alguns exemplos: to be → was (1ª e 3ª pessoas do singular), were (plural e 2ª pessoa do singular) to have → hadto do → didto eat → ate to go → wentto come → camegive →